“Cristo, único fundamento da Igreja.” (Cf. 1Cor 3,11)

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Acampamento Gens 2011 - Região São Paulo


Aconteceu de 11 a 14 de julho de 2011, em Dourados, no Mato Grosso do Sul, o Acampamento de Férias Gens da região São Paulo da Obra de Maria. Estiveram presentes seminaristas de várias dioceses da região São Paulo e de vários níveis da formação: Propedêutico, Filosofia e Teologia. As dioceses representadas foram Dourados, a anfitriã, Valença, Duque de Caxias e Nova Iguaçu (do Rio de Janeiro), São Carlos, Bauru e Assis (de São Paulo), formando um total de 20 gens e os responsáveis da região, o Assis e o Padre Gustavo Natividade, assim como o Padre Gustavo Crepaldi. O tema escolhido em unidade para o acampamento foi “Quando entre nós estás”.


O primeiro dia contou com uma celebração de abertura do acampamento presidida pelo bispo local, Dom Redovino e, logo após o jantar, uma dinâmica de apresentação. No segundo dia, as atividades começaram com o café e as orações das laudes. Logo após as orações, o responsável Assis falou sobre o primeiro tema do acampamento que foi Deus-Amor, passando também um vídeo de Chiara Lubich sobre esse tema. Após a reflexão do Assis, foram os gens se dividiram em grupos para uma partilha sobre aquilo que viram e ouviram, reunindo-se, em seguida, para uma partilha das experiências e para celebrar a Eucaristia, presidida pelo padre Gustavo Crepaldi, da diocese de Bauru (SP).


Neste segundo dia, na parte da tarde, foi proposto um passeio pela cidade de Dourados, conhecendo alguns pontos específicos. Dentre esse pontos estavam o Shopping Avenida, que abriga uma discreta e bonita capela ecumênica, a Igreja Presbiteriana de Dourados, a Catedral de Dourados, a paróquia São João Evangelista e o Mosteiro das Irmãs Clarissas. Após esse passeio, o grupo se reuniu com um grupo de voluntários, focolarinos e gen 2 na chácara do clero para uma bonita e singela confraternização, expressando a concreta unidade entre os mais variados setores da Obra de Maria.


Na parte da noite, do segundo dia, alguns participaram da primeira noite de palestras que o Assis ministrou num dos hospitais da cidade. Após a palestra, o grupo voltou para o local onde estava hospedado para o jantar e, logo em seguida, assistir a um filme.


O terceiro dia foi iniciado com o café e as orações das laudes. Logo em seguida tiveram o segundo tema do acampamento que foi Jesus no meio: expressão autêntica da fraternidade, desenvolvido pelo padre Gustavo Natividade da diocese de Bauru (SP). Foram reunidos, novamente os grupos, e feita a partilha do que foi ouvido e visto. Antes da celebração eucarística alguns representantes dos grupos comentaram suas impressões e iniciou-se a celebração presidida pelo padre Alex Dias. Nessa celebração contamos também com a presença do diácono Alexsandro, ambos da diocese de Dourados.


A parte da tarde, do terceiro dia, contou com um momento de confraternização e brincadeiras na Chácara do Clero. À noite, ainda na chácara, houve um momento mariano, com a oração do terço na pequena capela da chácara e alguns foram para a segunda noite da palestra do Assis. Após o banho, os gens ainda reunidos na chácara do clero fizeram uma singela e fantástica festa julina, com comidas típicas (pipoca, amendoim, canjica, paçoca) e bebidas dessas festas.


O quarto dia começou com o café e as orações das laudes. O terceiro tema foi exposto pelo padre Crispim de Dourados (MS) que falou da Vontade de Deus, partilhando um pouco de sua vida vocacional com os gens. Após a partilha foram para a celebração eucarística presidida pelo padre Alex Messias de Dourados (MS) que também contou as suas experiências. Antes da benção final, o gens Fernando, de Dourados, expressou os agradecimentos e o responsável Assis convidou alguns gens para que expressassem o que tinham vivenciado durante aquele acampamento. Para alguns o acampamento encerrou-se nesse dia, mas, para muitos, ele ainda continuou.


Na parte da tarde, alguns gens foram até a cidade de Pedro Juán Caballero, no Paraguai. Foi uma viagem que, apesar do cansaço, tornou-se especial, pois proporcionou a construção da fraternidade e da unidade entre os futuros sacerdotes da nossa região de São Paulo.


De um modo geral, o que ficou mais evidente para os gens nesses dias de acampamento, foi da possibilidade de se falar do amor de Deus e de que ele é possível de ser concretizado na vida dos homens quando nos colocamos à disposição desse amor. Desse modo, quando sentimos que ele entre nós está, tudo em torno se transforma. É o milagre do amor e da unidade entre os homens.


Nenhum comentário:

Postar um comentário