“Cristo, único fundamento da Igreja.” (Cf. 1Cor 3,11)

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Congresso Nacional 2012 - Segundo dia




O dia de hoje foi bastante intenso. Chegamos a um total de 210 seminaristas inscritos. Após o café da manhã, o programa iniciou-se com alguns cânticos. Depois, os gen’s de Fortaleza (CE) apresentaram suas impressões de como foi chegar até o Congresso Nacional: as dificuldades, a providência, entre tantas coisas mais, junto com uma dinâmica feita com bexigas. Após essas impressões, o focolarino Diviol apresentou a história do surgimento da Palavra de Vida, com sua importância

na espiritualidade da Unidade. Após isso, o gen’s Luis Fernando apresentou a Palavra de Vida que está permeando todo o Congresso: “Um só é vosso Mestre! Nós, irmãos” (cf. Mt 23,8b).

Em um outro momento, o padre Maurílio da diocese de Assis, professor, abordou o tema “Os novos tempos que vivemos”, contextualizando a vida e a ação da Igreja nos novos tempos. Também ouviu-se a experiência do padre César, da Fazenda Esperança, como seminarista. Também assistiu-se a um vídeo sobre vocação. Após o almoço, o padre Altair fez uma introdução acerca das oficinas e apresentando os desafios de se buscar um caminho para novos tempos. Foram divididos em quatro grupos, segundo as quatro oficinas: Fé e razão; Os jovens e os valores; O imediatismo cultural; Antropologia.

Na parte da tarde Klaus Bruche, da editora Cidade Nova, apresentou o tema “A cultura que emerge do Ideal da Unidade”. Teve a missa, presidida pelo Arcebispo de Sorocaba, dom Eduardo, e cantou-se os parabéns ao padre Antonio Capelesso, responsável pela Casetta Gen’s Ianua Coeli. Após o jantar, teve-se uma primeira colocação do responsável gen’s internacional, padre Alexander Duno, que também cantou e tocou algumas canções de sua autoria. Foi uma noite intensa e rica das experiências e dos despojamentos de todos. Foi passado também um filme-documentário sobre o “Ano Sacerdotal” e alguns presentes apresentaram suas impressões e suas experiências.


Nenhum comentário:

Postar um comentário