“Cristo, único fundamento da Igreja.” (Cf. 1Cor 3,11)

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Gens partilham experiências


Caros amigos,

Como vocês se lembram, vários dos gens participamos no inicio do mês de janeiro passado no Centro Mariápolis do Encontro de Seminaristas para as Regiões de Brasília, Porto Alegre e São Paulo. Este encontro nos marcou profundamente!
Ao mesmo tempo, dois dos nossos gens estavam em Roma e Loppiano (Florença)-Itália, (19-12 a 31-12-2008) participando da vida evangélica e comunitária e do Congresso Internacional de Seminaristas (06 a 08-01-2009).
Como é próprio nosso "partilhar", encaminhamos a vocês algumas impressões seja dos gens que participamos do Encontro no Brasil como também dos nossos dois seminaristas que fizeram sua bela experiência em Roma e Loppiano. Segue a síntese das experiências:

Sobre o Encontro de Seminaristas na M.Ginetta:
"Eu achava que tomaríamos um 'chá de cadeira' com palestras cheias de teorias. Achei maravilhoso! Isso é Jesus em meio.Ele é a nossa luz".(Dionísio dos Santos,S.Carlos-SP)

"Quanta semelhança entre o Movimento dos focolares e as primeiras comunidades cristãs: comunhão de bens, vida de oração,fraternidade".(Adevilson Dias-P.Grossa-PR).

"A experiência de unidade me deu forças para continuar minha caminhada vocacional"
(Luis Fernando – São João da Boa Vista – SP).
"Parecia que todos se conheciam há muito tempo, isto pela realidade de Jesus em nosso meio, que nos insere na Trindade. Ele eterniza as nossas relações, de modo que realiza-se o Reino de Deus". (Daniel Leonel – Nova Iguaçu – RJ).

"Muitos sacrifícios para chegar a esta Escola, mas aqui tivemos o testemunho e a certeza do amor de Deus. Foi Ele quem preparou cada coisa, para nos abastecer, 'respirar' e ter Jesus em nosso meio". (Vamberg da Silva – Paraíba).

"Uma descoberta bonita foi de que os gens são a simpatia de Nossa Senhora. Isto foi confirmado pelo Papa Bento XVI no ângelus de domingo passado quando afirmou que Maria vigia sobre todos os seminaristas". (José Pereira – Natal– RN).

"Foi algo maravilhoso que não consigo explicar. Na verdade, em poucos dias fiz tantas amizades. Aprendi muito com as experiências dos padres e seminaristas".
(Felipe Karikioni – Joinville – SC).

"Mesmo conhecendo o Movimento eu ainda tinha algumas resistências. Quando as abandonei pude abraçar a Obra de Maria com muito amor".
(Rodrigo Diego,Ponta Grossa-PR).

"O que vimos e ouvimos foi como que um grande dom para a Igreja e para a humanidade: cresci na comunhão e vida de família" . (Douglas Alves, Niterói-RJ).

"Termino esta Escola com o coração incendiado por Jesus, muito presente entre nós nestes dias. Abracei Jesus abandonado por não poder participar do Congresso Internacional. Aqui encontrei o Ressuscitado e parto com uma força nova para iniciar a teologia". (Thiago Ingenchki,Ponta Grossa-PR).

"Aprendi que devo partilhar os dons que Deus me deu com os outros. Sou mais um membro deste corpo unido à cabeça, que é Jesus Cristo". (Fernando Rodrigo – Lins).

"Esta escola levou-me a mudar de atitude, e esta irá comigo espalhando o carisma da unidade". (Neuton Dias,Duque de Caxias-RJ).

"Pude experimentar concretamente a realidade de "Jesus em meio", pela forte unidade que se criou entre padres e seminaristas em tão pouco tempo. Saio daqui com nova mentalidade e percebendo um horizonte mais amplo da vocação sacerdotal".
(Danilo Chaves,Montes Claros-MG).

"Esta escola proporcionou enriquecimento tanto para a caminhada na vida do Ideal quanto na formação para o sacerdócio. Foram dias de belíssima comunhão de almas, de unidade tão intensa que não se via grupos isolados". (Anderson Rodrigo- S.Carlos-SP).


Congresso Internacional e Escola Internac.Gens em Roma e Loppiano:

"A jornada vivida em "Vinea Mea", (local da experiência de vida comunitária na Espiritualidade da unidade de seminaristas e sacerdotes) em Loppiano (Província de Florença), bem como no Congresso Internacional Gens, em Castel Gandolfo, (em Roma), trouxe a mim uma alegria profunda que vem da vivencia com o próprio Deus que se faz presente em meio a nós, e a quem escolhí, para viver a grande aventura de amar, e fazê-lo através do outro, do irmão.
Naqueles dias de crescimento, partilha, aprendizado e de comunicação entre nós seminaristas, percebi que Deus continua a atuar e agir com sua graça edificando em cada um de nós a Obra começada desde o nosso nascimento, desde o batismo, quando nos acolheu e nos fez mergulhar no mistério do Seu amor.
Cada gesto que aconteceu entre nós, que surgiu do meu coração, que veio do coração do outro, encontrou-se numa rede de relacionamentos, fortaleceu-se e se estrutura através do amor recíproco. Na certeza da presença de Jesus em meio a nós, avançamos cada vez mais na proposta sempre viva de Chiara para que sejamos sempre unidos como indica o próprio Evangelho.
A grande lição que ficou, permanece sempre no meu coração, é esta: ser o primeiro a amar, intensamente, buscando purificar-me dos pensamentos individualistas, do orgulho interior, da indiferença. Sou capaz de tomar iniciativas, de quebrar o gelo e comunicar o amor, na reciprocidade e na gratuidade".
Anatoli K.Gradiski-3º Filosofia
Sem.Prov.Sagrado Coração de Jesus-Marília,SP

"Desde o início foram muitos os obstáculos para eu participar da "Escola Internacional Gens" e do "Congresso Internacional" na Itália, mas tudo foi uma grande experiência com Deus. Em uma das ultimas conversas com meu bispo, vi que realmente era para eu ir, para mim era vontade de Deus! Toda a preparação foi muito concreta e com Jesus em meio. A "Providencia" foi tão grande que fiquei surpreso. Ficamos em nosso seminário em Taubaté-SP, em uma semana de preparação espiritual, de vida comunitária e estudando Italiano. Confesso que foi muito desgastante, por estar no final do ano letivo, e ter que ficar estudando intensamente; mas devo dizer também que foi uma verdadeira experiência de entrega à Vontade de Deus, em Jesus abandonado.
Chegando na Itália, fiquei muito feliz pelo amor com que fomos recebidos pelos Gens de Grottaferrata-Roma, pois tivemos um pequeno impasse no aeroporto de Madri, mas quando Jesus está em meio tudo corre como Ele quer. Chegando no Centro Gens, encontramo-nos com todos os outros daquela casa e fomos muito bem acolhidos, vivenciando o amor recíproco em meio àqueles de diversas partes do mundo.

Ao chegar em Incisa Val'darno, na escola Gens e Sacerdotal, novamente vivi uma experiência de como é ser amado por primeiro. Me senti nos braços do Pai, uma verdadeira experiência do Céu.
Quando via chegar nossos irmãos de outras nacionalidades e mesmo sem falar suas línguas o que imperava era a "linguagem do amor" e tudo ia se encaixando, pois nos comunicávamos como se todos falássemos uma mesma língua. Vi que quando Jesus é o centro, tudo é mais fácil! Logo no início da Escola me impressionou o que padre Silvestre nos disse: "quando era seminarista resolveu amar a todos por primeiro, amando um por um de seu seminário". Essa experiência me tocou muito porque em meu seminário é muito difícil viver assim, mas com o testemunho de Pe.Sivestre vi que é possível sim. Quando nós nos esvaziamos de mesmos, isso pode virar realidade onde estivermos. Para mim essa foi uma das grandes descobertas da Escola, e posso dizer que lá experimentei a presença de Jesus em meio a nós e Jesus abandonado. Conheci, a "Arte de amar", enfim tudo que a espiritualidade da unidade tem para nos oferecer, para nosso crescimento e fortalecimento de nossa vocação. A visita à cidade de Assis, foi um momento marcante. Para fez um grande efeito andar e ver onde começou uma das maiores revoluções da Igreja, por um jovem Francisco (de Assis) que apenas ouviu e fez a vontade de Deus.
No Congresso, que alegria senti ao ver tantos que como eu buscam aprofundar a experiência da unidade para uma melhor maneira de servir a Deus no irmão. Tantas nacionalidades, tantas línguas; mas o que imperava era o amor. Resumo o Congresso com as palavras de Pe.Silvano Cola "A vida no seminário não pode ser exclusivamente considerada uma simples solução para preparar-se ao sacerdócio, mas antes de tudo o lugar onde se pode fazer a "experiência do Céu na terra", de modo a podermos testemunhar: "aquilo que temos visto com nossos olhos, aquilo que temos contemplado, e o que temos tocado com as nossas mãos... isto vos anunciamos, para que também vocês estejam em comunhão conosco" (1Jo1,1-4). A vida no seminário deveria ser um lugar onde cresce Jesus em nós e entre nós, como Jesus em Nazaré, orientado para a sua própria missão, mas que por muitos anos viveu na unidade com Maria e José, aos quais sem complexos era submisso.
Minha experiência foi marcante em dois pontos: entender coisas simples, mas que mudaram minha maneira de ver as coisas, isto é, convidar Jesus sempre para estar em nosso meio em tudo que formos fazer; e viver Jesus abandonado em todos os momentos sem esquecer da "arte de amar" como uma grande ferramenta para o crescimento da vivência do amor, com os outros". Claudio Rodrigues, 3º Teologia - Diocese de Caraguatatuba-SP

Daniel Leonel e Pe. Gustavo Natividade

3 comentários:

  1. Nos que fazemos parte dos GENS-PB começamos o ano com muita alegria no coraçao!!!Ao recebermos nossos irmaos com todas as novidades que eles troxeram do congresso que houve este ano,ficamos mais entusiasmados para continuar nossa caminhada e para cada vez mais fazer com que Jesus esteja em nosso meio!Partilharam momentos de muita alegria, de unidade e de momentos familiares, disseram-nos que la nao se faziam destinçao de pessoas(era como se fosse uma grande familia)e que Jesus em todos os momentos se fazia presente.Todas essas coisas irão nos ajudar a dar passos cada vez mais largos e a avançar para aguas mais profundas!Este ano começamos novamente nossas atividades, econtros no focolar, aqui no seminario, os coligamentos e tambem nossa empreitada(rifas, lanches, etc.) para irmos todos ao congresso de 2010.Enfim, tem sido um momento muito bom em nossas vidas, na particularidade de cada um temos crescido como irmaos!!!A unidade nos leva à santidade!!!(Rhuan Oliveira,Joao Pessoa-PB)

    ResponderExcluir
  2. O grande diferencial da Escola Nacional foi a de que, tanto para os que já caminham com o Ideal há muito tempo, como os que estão começando agora, havia uma interação, uma comunhão de almas tão grande que tudo parecia ser diferente. Tinhamos a impressão de nos conhecermos há tempos e, também, de nos conhecermos naquele momento. Essa é a graça de Deus que se faz concreta pela unidade.
    Fazer a experiência do caminho de Jesus em Meio amadureceu muito mais o que somos como pessoas humanas, como vocacionados do Pai e futuros sacerdotes. Creio eu que o fato de não se ouvir, de não se experimentar de coisas rebuscadas, mas de se ver e se ouvir e presenciar experiências tão concretas e tão bonitas colocava-nos numa comunhão intensa uns com os outros. Encontro maravilhoso! Não há palavras. Só dá muita saudade de um lugar que podemos chamar de paraíso, não porque é bonito, mas porque se faz bonito aos olhos daqueles que vivem um ideal de unidade e de comunhão. (Anderson Rodrigo - Diocese de São Carlos)

    ResponderExcluir