“Cristo, único fundamento da Igreja.” (Cf. 1Cor 3,11)

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

ESTADOS DE VIDA: ORDENADOS UM PARA O OUTRO

Cada uma delas [modalidades segundo as quias se deve viver a vocação universal à santidade] tem uma sua fisionoma original e inconfundivel e, simultaneamente, cada uma delas se relaciona com as outras e se põe a seu serviço.
Assim, o estado de vida laical tem, na índole secular, a sua especificidade e realiza um serviço eclesial ao testemunhar e ao lembrar, à sua maneira, aos sacedortes, aos religiosos e às religiosas, o significadoque as coisas terrenas e temporais têm no desígno salvifico de Deus. Por sua vez, o sacertócio ministerial representaa garantia permanente da presença sacramental de Cristo Redentor nos diversos tempos e lugares. O estado religioso testemunha a índole escatológica da Igreja, isto é, a sua tensão para o Reino de Deus, que é prefigurado e, de certo modo, antecipado e pregustado nos bvotos de castidade, pobreza e obediência.
Todos os estados de vida, tanto no seu conjunto como cada um deles em relação com os outros, estão a serviço do cresimento da Igreja, são modalidades diferentes que profundamente se unem no "mistério de comunhão" da igreja e que dinamicamente se coordenam na sua única missão.
João Paulo II
Christifideles Laici.
São Paulo: paulinas, 1989, n.55

Nenhum comentário:

Postar um comentário