“Cristo, único fundamento da Igreja.” (Cf. 1Cor 3,11)

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Acampamento Gens de Santa Catarina

Entre os dias 15 a 19 de julho, aconteceu, em Blumenau-SC, o Acampamento de férias dos Gens (Geração Nova Sacerdotal) do Estado de Santa Catarina. Acompanhe um pouco do que aconteceu por lá:

O primeiro acampamento dos seminaristas gens (Movimento dos Focolares) de Santa Catarina iniciou-se no dia 15 de julho no Seminário Menor da Mãe de Jesus na Diocese de Blumenau. Estavam presentes no acampamento 27 seminaristas de diversas dioceses: Florianópolis, Joinville, Blumenau, Caçador e Rio do Sul. A abertura do encontro aconteceu às 19h00min com a celebração da Santa Missa presidida pelo Pe. Vilmar Vicente, reitor do Seminário Teológico da Diocese de Joinville e concelebrada pelo Pe. Almir Neguerbom, reitor do Seminário Menor da Diocese de Blumenau.

Era aguardada, durante o encontro, a presença dos bispos de Joinville e de Blumenau, assim como os focolarinos residentes em Florianópolis. Após a missa, os GENS jantaram uma deliciosa sopa que ajudou aquecer a noite fria que fez em Blumenau. A noite foi liberada para confraternização, jogos e muita cantoria na presença do Pe. Marcelo Martendal, vigário da Catedral da Diocese de Blumenau.

A sexta-feira, no acampamento GENS-SC, Blumenau, começou com uma manhã de temperatura baixa, mas de muita empolgação.
Logo pela manhã os GENS tomaram café, rezaram a oração das laudes e reuniram-se no auditório principal com o focolarino Ari para uma breve apresentação e reflexão sobre o carisma da unidade e da comunhão.

Durante a reflexão assistiu-se um vídeo que conta a história do movimento GENS. Os seminaristas Jorge, Edgar e Sergio partilharam a importância de viver o carisma da unidade dentro do processo formativo. A manhã foi encerrada com a Santa Missa presidida por Dom José Negri, Bispo da Diocese de Blumenau.

Dom Jose Negri acolheu com alegria os GENS relatando sua simpatia e proximidade com o Movimento dos Focolares. Afirmou a necessidade de viver o tempo presente na vida formativa abraçando Jesus abandonado.

A noite de sexta feira foi marcada pela visita do Bispo da Diocese de Joinville Dom Irineu. Junto dos GENS, Dom Irineu partilhou sua experiência de vida e de caminhada no Movimento dos Focolares. Todos os seminaristas ficaram encantados com a forma simples e fraterna que Dom Irineu relatou sua vida e vocação marcada pelo carisma da comunhão e da unidade.
Após a partilha os Gens se confraternizaram em uma animada festa junina, embalados por muita pipoca, pinhão, cachorro-quente e cantorias.

O sábado em Blumenau amanheceu chuvoso e frio, mas isso não foi o suficiente para esfriar a unidade e a comunhão no acampamento GENS-SC. Logo após o café da manhã os seminaristas se reuniram para rezar e partilhar os momentos até então vividos. O focolarino Fabricio, italiano, residente na comunidade focolare de Florianópolis, partilhou com os GENS sua caminhada dentro do movimento e explanou algumas perspectivas do movimento no Brasil e no mundo. Na conclusão de sua fala os GENS ficaram livres para conversas, partilhas e descanso no aguardo do “tão esperado” almoço.

Fonte: Blog dos Gens de Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário