“Cristo, único fundamento da Igreja.” (Cf. 1Cor 3,11)

sábado, 17 de julho de 2010

Férias Gens - Região São Paulo

Férias Gen’s

Reunidos em Caraguatatuba-SP, de 5 a 9 de julho, no seminário propedêutico São Domingos Sávio, por ocasião das férias gen’s, eu a mais alguns jovens descansamos, passeamos e refletimos alguns temas.

Com a alegre companhia de Assis, que conduziu de modo espetacular o encontro, refletimos temas apresentados por ele e também alguns vídeos de Chiara Lubich.

Dentre estes vídeos, Chiara reflete com um grande grupo de pessoas o tema: “Anunciem ao mundo que Deus é amor” ”. Todavia, esse anunciar proposto por ela deve ser diferente, ou seja, anunciar não apenas com palavras, mas anunciar esse Deus que você experimentou e experimenta a cada dia.

Uma reflexão que de modo particular me marcou, foi uma de suas inúmeras oficinas que realizava. Pediram-lhe para falar a uma grande quantidade de jovens, e o tema escolhido por eles foi: “Mostra-nos o Pai”. Chiara se sentiu desafiada e pensou: “Como falar para esses jovens encima de um tema tão forte”. Após alguns minutos de reflexão... veio a resposta... somente testemunhou um Pai, um Deus, um Amor que ela mesmo experimentou em sua vida. Isso bastou!

E é essa a mensagem que ela tentou nos passar, e que de certo modo me chamou atenção no encontro. Devo anunciar, mostrar um Pai, um Deus amor que eu mesmo experimento, através do testemunho, da vida, dos atos. Parece simples, mais é algo complexo e desafiador. Eis o desafio!

Dentre essas reflexões, também tivemos o testemunho de Pe. Antonio (diocese de Caraguatatuba), que nos acolheu com grande alegria. Sua história vocacional nos animou para o caminhar, pois é caminhando que se faz o caminho...

De modo carinhoso, destaco a presença do jovem Pe Leandro Nunes (diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda), uma presença simples e muito animada. Esteve em nosso meio como um simples jovem, eternamente Gen’s. Testemunho diferente, que nos alegrou muito.

Dom Altieri, bispo diocesano de Caraguatatuba também nos deu a honra de sua presença. Celebrando a eucaristia conosco, nos chamou a refletir sobre o mundo pós-moderno, com seu individualismo agudo, com seu consumismo desenfreado e com sua superficialidade generalizada. Tudo isso nos agride de modo brutal. Como cristãos missionários, temos a resposta para esse mal-estar pós-moderno, ela se encontra no silêncio, na meditação, na revisão de vida, na vida em comunidade. Citando Sócrates, nos deixou uma mensagem: “Estou apenas observando quanta coisa existe de que não preciso para ser feliz!”.

Após esta breve retrospectiva, finalizo agradecendo a todos, de modo especial aos jovens amigos que tive a oportunidade de conhecer nesta férias gen’s e ressalto uma frase de São Franscisco de Assis: “Sempre pregue, se precisar use as palavras!!!”.

Abraço Fraterno!

Na unidade,

Thiago Toledo

Seminarista diocesano de Valença-RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário