“Cristo, único fundamento da Igreja.” (Cf. 1Cor 3,11)

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Escola Nacional 2013


Aconteceu dos dias 03 a 10 de janeiro, no Centro Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista, São Paulo, a Escola Nacional 2013. Esse ano contamos com a graça e a presença de dois sacerdotes da Obra de Maria: Hubertus Blaumeise, responsável pelos padres focolarinos e pelo Centro Gen's, e também de Tonino Gandolfo, responsável pelos padres voluntários da Obra.

A Escola foi iniciada no dia 03 com a missa na Igreja de Jesus Eucaristia, na Mariápolis Ginetta. Logo após, Hubertus e Tonino fizeram a primeira colocação sobre o que seria a Escola. Também os responsáveis pela Mariápolis Ginetta, Gehilda e Dorival fizeram um breve e singela acolhida aos sacerdotes, diáconos e seminaristas presentes na Escola.



Foram também apresentados os grupos por cada região do Brasil.

A Escola contou com a participação de 150 padres, diáconos e seminaristas das cinco regiões do Brasil. E, a cada dia, um tema era tratado e aprofundado, gerando um ambiente de unidade e de amor recíproco entre seus participantes. Foram muitos os que se dedicaram e que colocaram ao serviço dos irmãos seus diversos dons, gerando mesmo um ambiente de família sacerdotal na qual o grande protagonista era Jesus em meio.

Na sexta-feira, dia 04, o tema central dos encontros foi Deus Amor, sob a meditação da seguinte Palavra de Vida: "Vinde a sós... e descansai um pouco" (Mc 6,31), fazendo um convite para que fossem deixadas de lado as preocupações cotidianas e que, nesse vazio da alma, se pudesse entender a graça que é esse Deus Amor na vida ministerial e na vocação de cada um. O tema central ficou a cargo de Hubertus e Tonino, que contaram suas experiências e compartilharam com os demais o experimentar Deus Amor em suas vidas de pessoas e, consequentemente, em seus ministérios sacerdotais. Também o padre Capelesso contou um pouco de sua experiência de Deus Amor e de como conhecera a Espiritualidade do Ideal.

Também neste dia, um vídeo de don Silvano Cola lançou luzes também na vocação de cada um dos presentes com o tema "A luz que me figurou". Com essas experiências, os grupos se reuniram, após reflexão pessoal de cada um, para partilhar também desse momento rico do encontro com Deus Amor. 














No sábado, dia 05, o tema central foi Escolha de Deus, sob a meditação da Palavra de Vida: "Não fostes vós que me escolhestes, fui eu que vos escolhi" (Jo 15,16). Tonino apresentou alguns trechos da vida de Chiaretto (Padre Pasquale Foresi) sobre o tema da Escolha de Deus. Mais tarde, os grupos reuniram-se novamente para a partilha. Na parte da tarde, aconteceu uma mesa redonda em cima de perguntas feitas pelos grupos de partilhas dos gen's e dos sacerdotes e diáconos. No programa da noite, os padre Rui e Tom falaram de suas experiências sobre o tema A Força da Palavra e, depois, um vídeo de Chiara Lubich apresentou a realidade de Jesus em meio como uma nuvenzinha e interpelou que todos temos que estar nesta nuvenzinha. Após o jantar, um vídeo de entrevista com o padre Pepe apresentou Os inícios do Movimento Sacerdotal no Brasil. 

O domingo, dia 06, trouxe como tema aquele que é o tema do ano: O Irmão. A Palavra de Vida para esse dia: "... A mim o fizestes" (Mt 25,40). Nesse sentido, foi apresentado o vídeo com o tema do ano. Após o vídeo, os gen's, padres e diáconos se dirigiram a uma chácara onde passaram a tarde confraternizando-se e, mais à noite, no Centro Sacerdotal, gen's e padres que foram gen's partilharam de suas experiências e de suas vidas de unidade.











No dia 07, segunda-feira, o tema central foi o de Jesus em meio, trazendo a Palavra de Vida do dia: "Queremos ver Jesus" (Jo 12,21). Neste dia foi visto um DVD com o Tema Síntese sobre Jesus em meio, com alguns acenos aos 50 anos do Concilio Vaticano II, sob apresentação de Hubertus. Após esse momento, os grupos refletiram sobre a seguinte questão: "Fraternidade no presbitério - luzes e sombras". O casal Darlene e Modesto apresentaram sua experiência sobre Jesus em meio e, mais tarde, o padre Mario Spaki apresentou algumas perspectivas do Documento de Aparecida sobre células ambientes, o que também contou com a riquíssima experiência de Silvia, Dinha e Calu sobre suas experiências sobre células ambientes. A noite foi encerrada em grande estilo com um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento na Igreja de Jesus Eucaristia.








Na terça-feira, dia 08, foi apresentada a Obra Hoje, sob a luz da Palavra de Vida do dia, que dizia: "Constituiu doze... para que estivessem com Ele" (Mc 3,14). Gehilda e Dorival, delegados da Região Ginetta, foram quem apresentou essa realidade, colocando também sua exposição sempre no plano de um diálogo. Após o vídeo O Brasil de Chiara, Tonino e Hubertus apresentaram as duas vocações presentes em todos os setores da Obra: os focolarinos e os voluntários e apresentaram o tema do sacerdócio focolarino e do sacerdócio voluntário na sua unidade e distinção. Na parte da tarde foram feitas visitas às várias realidades da Mariápolis Ginetta e também ao Polo Spartaco. Também alguns sacerdotes voluntários e alguns sacerdotes focolarinos apresentaram suas experiências e, logo em seguida, seguiu-se uma video conferência com os padres Helio e Miguel, que estão no Centro Gen's, na Itália, através do Skype. E, após o jantar, aconteceu uma fantástica Noite Cultural, preparada pelos habitantes da Mariápolis Ginetta, pelos padres e pelos gen's. Ao final, foi visto um vídeo de Ginetta contando do nascimento da Mariápolis Ginetta, que completou 40 anos.

A quarta-feira, dia 09, já trazia um gostinho de saudades pelo fim da Escola. No entanto, todos procuraram viver o momento presente sob o tema de Jesus Abandonado e sob a Palavra de Vida do dia: "Tendo-os amado, amou-os até o fim" (Jo 13,1). Contamos, neste dia, com experiências riquíssimas de Jesus Abandonado contadas por Hubertus e Tonino, Edilson, Gusmão e pelo focolarino Jorge. Um vídeo de Ginetta sobre Jesus Abandonado também nos ajudou a entender um pouco mais sobre esse tema tão maravilhoso e tão rico para a Espiritualidade do Ideal.

E o dia 10, quinta-feira, encerrou-se magnificamente com as palavras de Tonino e Hubertus sobre o tema de Chiara de que A Ordem de Maria não vive para si, mas para a Igreja. Diversos gen's, sacerdotes e diáconos contaram suas experiências sobre os dias da Escola e o quanto o Ideal da Unidade deve ser levado adiante. O encerramento do Encontro foi com chave de ouro, com a missa presidida por Hubertus e concelebrada por Tonino e os demais sacerdotes presentes na Escola. E que venha mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário