“Cristo, único fundamento da Igreja.” (Cf. 1Cor 3,11)

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Congresso Nacional de Seminaristas


Congresso Nacional de Seminaristas
Mariápolis Ginetta, 11 a 15 de janeiro de 2010
De 02 a 05 de janeiro de 2009 um grupo de Gens, representando as várias Regiões da Obra de Maria no Brasil, se encontrou na Casetta Gens “Ianua Coelli”, na Mariápolis Ginetta, com o objetivo de acompanhar o Congresso Gens Internacional que se realizou em Roma no mesmo período e pensar na possibilidade da realização de um Congresso Nacional para seminaristas dentro de um ano.
Vários foram os momentos em que este assunto foi estudado. Depois disto, por unanimidade, o grupo presente decidiu por realizar este Congresso Nacional para seminaristas, na Mariápolis Ginetta de 11 a 15 de janeiro de 2010.
Tema e lema
O tema escolhido foi: “Relacionamentos autênticos”, de modo que iremos aprofundar os temas já estudados no Congresso de Roma, e o lema: “Sede praticantes da Palavra” (Tg 1,22). Com este lema desejamos estar em sintonia com o último Sínodo dos Bispos e com a nova Exortação pós-sinodal que será apresentada pelo Papa. Além do mais, entendemos que é justamente a prática da Palavra que nos leva a estabelecer relacionamentos autênticos.
Comissão central
Com o objetivo de aprofundar a reflexão e envolver um maior número de pessoas, este assunto foi levado aos participantes da Escola Nacional dos padres e gens, que também aconteceu na Mariápolis Ginetta, de 05 a 09 de janeiro. Para isto, no dia 07 de janeiro, convidamos os padres responsáveis pelas Regiões da Obra de Maria do Brasil e os Assistentes Gens para almoçarmos juntos. Neste almoço foi criada a Comissão Central do Congresso, assim constituída: Pela Mariápolis Ginetta, Pe. Antonio Capelesso; Pe. Valtair Lira Lucas e gens Jonas Barbosa, pela Região do Nordeste; do Centro-Oeste, Pe. Cristiano Soares Sanches e Gens Tiago Pereira; Pe. Gustavo Natividade e gens Daniel Leonel pelo Sudeste; Pe. Mário Spaki, Pe. José Nilson Santos e gens Tiago Ingenchki, pela Região Sul e Pe. André Heijligers e gens Fredson pela Região Norte.
Comissões Regionais
No desejo de visitar todos os Seminários maiores do Brasil, a Comissão Central sugeriu que em cada Região da Obra de Maria se organize uma Equipe Regional composta ao menos por um padre e um gens para cada Estado. Deste modo, poderemos realizar um trabalho mais concreto a serviço da Igreja, realizando uma visita aos reitores e bispos para que todos conheçam bem esta iniciativa. Os membros do Movimento dos focolares das respectivas cidades também podem ser convidados a participar desta iniciativa.
Questões para levantamento
Sentimos a necessidade de aproveitar da visita aos seminaristas nos vários Seminários, para realizar uma breve pesquisa que nos ajudará a preparar o Congresso. Esta pesquisa deve ser devolvida à Comissão Central, o mais tardar, até o início de julho de 2009. As questões para a pesquisa são as seguintes: 1.Você está satisfeito com o tipo de relacionamento existente entre seminaristas e formadores? O que deve melhorar? 2. O que fazer para que a Palavra de Deus seja mais vivida nos Seminários?
Reunião da Comissão Central
Com a finalidade de dar prosseguimento às várias atividades em vista de nosso Congresso Nacional, marcamos uma reunião para toda a Comissão Central do Congresso a ser realizada nos dias 17 a 19 de julho de 2009, na Mariápolis Ginetta; início e término com o almoço. Nesta ocasião procederemos todos os encaminhamentos e decisões necessárias para preparar bem este Congresso.
Através de uma conferência via skype Pe. Victor e membros do Centro Gens de Roma nos encorajaram relatando sua experiência de que também iniciaram a preparação deste Congresso há apenas um ano.
Como somos todos co-responsáveis é importante mantermos entre os membros desta Comissão Central um constante intercâmbio de idéias e sugestões para que tudo seja guiado pela luz do divino Espírito e de Jesus no meio de nós. Para facilitar a comunicação enviaremos os nomes e respectivos endereços a todos os membros da Comissão Central.
Vargem Grande Paulista 14 de janeiro de 2009
Pe. Antonio Capelesso
Pela Comissão Central

3 comentários:

  1. Olá Pe. Capelesso, sou o Rodrigo aqui de Ponta Grossa-PR, está excelente o nosso blog do congresso, foi muito bom saber que a Perspectivas de Comunhão, realmente voltará a ativa e de forma bem atual. Jesus em Meio!

    ResponderExcluir
  2. Olá. Pe. Capelesso, sou o Alysson de Londrina.
    Fico Feliz de ver realmente a unidade acontecendo.. fico encantado com as postagens do blog esta fantastico..
    As experiencias.. me facinaram.. uma mais linda do que a outra..
    UNo e tenhamos sempre Jesus no Meio

    ResponderExcluir
  3. Sinto que este veículo de comunicação será a artéria mais importante onde circulará nosso sangue, ou seja, nossa vida gens. De fato, somos um só coisa. Vamos avante construir este congresso gens!!! Toda unidade a todos os gens do Brasil... Daniel.

    ResponderExcluir