“Cristo, único fundamento da Igreja.” (Cf. 1Cor 3,11)

sexta-feira, 19 de março de 2010

Criados como dom: O desafio dos relacionamentos (parte 4- 5)

Relacionamentos autênticos

Então é claro, que estabelecer relacionamentos autênticos com quem encontramos, não é somente um gesto de cortesia ou um modo de mostrar-nos sociáveis e disponíveis: este é o nosso ser, a nossa vida.

Portanto, eu sou se amo! Realizar-me-ei estando em relação com os outros: doando e também recebendo. De fato, experimentamos isto a cada dia e psicólogos e pedagogos ressaltam que é o outro que permite à nossa identidade a' rmar-se e desenvolver-se.

É no vulto do outro que eu me encontro. Portanto, o desa' o dos relacionamentos é, de' nitivamente, o desa' o da vida. É importante saber isto para, a cada dia, poder fazer as escolhas justas. Assim, em cada momento poderemos dizer sim ao outro ou fechar-nos em nós mesmos, talvez justi' cando isso com bons motivos.

Podemos estudar para conhecer e saber mais dos outros, ou podemos fazê-lo para poder doar aquilo que apreendemos; podemos buscar uma boa posição, ou colocar-nos a serviço; podemos impor a nossa idéia, ou podemos pospô-la para compreender profundamente a do outro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário