“Cristo, único fundamento da Igreja.” (Cf. 1Cor 3,11)

sexta-feira, 19 de março de 2010

Criados como dom: O desafio dos relacionamentos (parte 3- 5)

Somos se amamos

Nós somos se amamos: se vivermos não entre ou com os outros, mas pelos outros. Esta realidade foi plasticamente expressa através de uma expressão de Chiara pronunciada no ano 1949: “Percebi que eu fui criada como dom para quem está ao meu lado; e quem está próximo de mim foi criado por Deus como dom para mim. Como o Pai na Trindade é todo para o Filho e Filho é todo para o Pai4.

Não fomos criados como indivíduos que antes se realizam e depois se doam, mas, desde a eternidade, fomos pensados por Deus na relação com os outros.

Deste modo, podemos dizer que a relação possui uma prioridade ontológica: a nossa essência como pessoa, não se esgota no nosso ser, mas é definida pelas relações com Deus e com os outros.

O caminho da nossa realização, mesmo que inicialmente possa parecer absurdo, arte do esquecer-nos de nós mesmos, do estarmos mortos, porque inteiramente doados.

4 Lubich C., Scriti Spirituali/ 1, Città Nuova, Roma 1991/3, pg.134.

Nenhum comentário:

Postar um comentário