“Cristo, único fundamento da Igreja.” (Cf. 1Cor 3,11)

quinta-feira, 18 de março de 2010

CRIADOS COMO DOM: O desafio dos relacionamentos (parte 2 de 5)

Vencer o individualismo. Assim, vivendo individualmente entre ou também com os outros, nunca se chegará à plena realização, nem se chegará a realizar o plano que Deus pensou para nós.Então, voltemos às origens do ser pessoa, relendo no livro do Gênesis uma expressão que bem conhecemos, mas que, se a entendermos profundamente, não pode não nos maravilhar: “Deus criou o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”2.

Imagens de Deus-Amor. Fomos criados à imagem de Deus, de um Deus que é amor, que é Trindade! Mas como se concretiza isto em nós? Quero deixar a palavra a Chiara Lubich: “O Pai – comenta – gera o Filho por amor: saindo totalmente de si, por assim dizer, se faz, num certo modo, ‘não ser’ por amor; mas é exatamente assim que é Pai. O Filho, por sua vez, qual eco do Pai, retorna ao Pai por amor, também ele se faz, de certo modo, ‘não ser’ por amor e, exatamente assim, é Filho;...”3.

Portanto, quando procuramos nos colocar no centro, de impor-nos, de defender a nossa realização, de talvez, nos tornar cristãos ardorosos..., estamos percorrendo a estrada na direção errada. Quanto mais formos em direção a nós mesmos, menos somos. Se, ao contrário, segundo a imagem da relação entre as Pessoas divinas, percorremos a estrada que nos faz sair de nós mesmos para doar-nos aos outros, então somos.

2 Gn 1, 27.

3 Lubich C., Spiritualità dell’unità e vita trinitaria. Lezione per la Láurea h.c. in Teologia, Nuova umanità XXVI (2004/1) 151.

Nenhum comentário:

Postar um comentário