“Cristo, único fundamento da Igreja.” (Cf. 1Cor 3,11)

sexta-feira, 19 de março de 2010

Criados como dom: O desafio dos relacionamentos (parte 5- 5)

Desapegar-se

Se assim agirmos nas pequenas escolhas de cada dia, isto se transformará em nosso modo de ser estaremos verdadeiramente mortos a nós mesmos, para doar-nos sem impedimentos. “É necessário desarmarse...– dizia com profunda sabedoria o Patriarca Atenágoras de Constantinopla –. Não tenho medo de nada, porque o amor afasta o medo. Estou desarmado da vontade de apostar, de justi' car-me à custa dos outros.

Não estou mais atento e ciosamente apegado às minhas riquezas. Acolho e partilho. Não me apego particularmente às minhas idéias, aos meus projetos. Se são apresentados outros melhores, os aceito de boa vontade. Ou antes, não melhores, mas bons. Vocês sabem que eu renunciei a ' car comparando”5.

Se hoje vocês participam deste Congresso, certamente já ' zeram escolhas importantes e superaram obstáculos. Mas a cada dia vocês vão encontrar-se diante de novas escolhas. E, para isso, será preciso coragem e paciência.

Coragem e paciência

Coragem para aceitar a vocês mesmos comosão: com a serenidade de ter consciência de que são olhos de um Deus que ama exatamente a vocês; e para conhecer, aceitar e amar os outros diferentes de vocês.

Coragem, pois, para mudar naqueles aspectos que não permitem a vocês de entrar em relação com os outros; para ajudar os outros a mudar.

Paciência para recordar-se que uma longa viagem começa com um pequeno passo feito no presente.

Paciência para poder retomar o caminho quando se erra, sem fechar-se num “não consigo”, mas dizendo: ainda não consegui, mas posso conseguir”.

Assim, vocês viverão uma aventura única; mortos para vocês mesmos para doar-vos a Deus e aos irmãos, experimentarão a luz e alegria que o amor vos traz através deles; e vos alegrareis pelos frutos e frutos que jamais teriam dado, apoiando-se somente em vossas capacidades. Verdadeiramente o grão de trigo que morre produz muito fruto!6

Uma aventura que não acabará nesta terra, mas prosseguirá no Céu, onde permanecerá somente o amor e o nosso ser-em-relação, manifestar-se-á em toda sua beleza, como vocês descobrirão sempre mais nestes dias.

5 Atenágoras I – cf. O. Clément, Dialoghi com Atenágoras, Gribaudi,Torino 1972.

6 Cf. Jo 12 ,24.

Nenhum comentário:

Postar um comentário